Total de visualizações de página


QUARTA-FEIRA, 30 DE DEZEMBRO DE 2009

Biografia do autor Finis Jennings Dake

Finis Jennings Dake (1902-1987) foi um Ministro Pentecostal americano e evangelizador conhecido principalmente por seus escritos sobre temas pentecostais (ou carismática) e evangélicos como, espiritualidade cristã e dispensacionalismo Pré-milenial. Seu trabalho mais bem conhecido foi a Bíblia de referência anotada Dake.


Conversão cristã e controvérsia

Dake tornou-se um cristão aos 17 anos de idade. Dake alegou que a sua conversão recebeu uma 'unção especial' que lhe permitia citar grandes porções das Escrituras da memória. Ele pregou seu primeiro Sermão em 1925 e foi ordenado pela denominação “Assembléias de Deus”, dois anos mais tarde. Após trabalhar como pastor e evangelizador no Texas e Oklahoma mudou-se para Zion, Illinois, a fim de se tornar o pastor da Igreja Cristã “Assembléias de Deus”. Em Zion, fundou também Shiloh Bible Institute (Instituto Bíblico Siló), que, em última análise, mesclado com Instituto Central da Bíblia e que estava localizado em casa anteriormente pertencente ao controverso curandeiro John Alexander Dowie.
Durante o Ministério de Dake em Zion, sua fortuna caiu, na sequência de um escândalo envolvendo um garota de 16 anos. A 27 de maio de 1936, uma introdução do Chicago Daily Tribune informou que "uma acusação, voltou em Fevereiro passado, em Milwaukee, as acusações de que em 23 de abril de 1935, Dake tomou Emma Barelli, 16 anos, de Milwaukee, em sua cidade natal para o Oriente St. Louis para fins imorais. No dia seguinte, o jornal relatou que Dake registrado no hotel em Chicago, Minneapolis, e East St. Louis com a menina sob o nome de Christian Anderson e esposa. Dake, de acordo com investigadores do governo, disse que pegou a menina em que ela estava pedindo carona e ela insistiu que a levasse para East St. Louis, onde ele realizaria palestras bíblicas nas comunidades vizinhas. Dake negou que qualquer ação imoral tivesse ocorrido, afirmando: 'Eu não pratiquei nenhuma imoralidade com ela. Eu queria arrumar um emprego para ela." (Chicago Daily Tribune, 28 de maio de 1936, pg. 17). (pág. 1)

"Quando Dake veio a julgamento em fevereiro de 1937, ele se colocou à mercê da corte, entrando num argumento de culpado para a acusação de violar a Lei Mann (esta lei é assim conhecida, por causa de James Robert Mann, um deputado americano, a qual entre os seus artigos proíbe o transporte interestadual de fêmeas para "fins imorais", visto que sua principal intenção declarada foi abordar a prostituição, sujeitos e tráfico de seres humanos). Ele foi condenado a seis meses de estadia na Casa de Correção em Milwaukee. Dake admitiu ter "partidos carícias" com a menina, mas voltou a negar qualquer relação imprópria havia ocorrido entre ele e a garota. Waukegan The News-Sun relatou: "Se ele tivesse sido considerado culpado pelo júri no julgamento, o Rev. Dake teria sido sujeito a uma pena máxima de 10 anos em uma prisão federal e uma multa de 10.000 dólares. (10 de fevereiro de 1937). Dake chamou a prisão de "férias" e disse que usaria sua prisão como uma oportunidade para pregar aos presos e dedicar tempo para escrever um comentário sobre a Bíblia.

"As Assembléias de Deus cortou sua relação com Dake, e ele juntou mais tarde a Igreja de Deus, Cleveland, Tennessee. Não está claro como a sua união com a Igreja de Deus terminou, mas Dake eventualmente tornou-se independente de qualquer igreja".

Escritos

A Bíblia de Referência Dake Anotada foi o primeiro estudo bíblico amplamente divulgado produzido por alguém de dentro do pentecostalismo. Sua anotada King James Version da Bíblia demorou sete anos para ser concluída. As notas de 35.000 na Bíblia Dake são consideradas pelos teólogos cristãos para serem pessoais, em vez de baseado na bíblia, comentários. Juntamente com a Bíblia Anotada Dake, seus outros escritos têm sido a fonte de controvérsia entre os teólogos. Enquanto um pequeno número de teólogos cristãos verem seus pontos de vista sobre a teoria da lacuna e Adocionismo a serem possibilidades, sua interpretação da Trindade é largamente considerada heterodoxa e é rejeitada tanto entre trinitarianos e não-trinitarianos. Além da Bíblia de referência Dake anotações, suas outras obras incluem o Plano de Deus para o homem, Revelação Exposta e Bíblia Verdades Desmascaradas.

Morte

Dake morreu de complicações da doença de Parkinson em 1987.
Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Finis_Jennings_Dake (tradução com adaptações);
http://pastorrobsonaguiar.nireblog.com/post/2009/09/19/biblia-anotada-dake-to-fora-parte-ii (com adaptações);
Imagens tiradas dos livros site oficial:http://www.dake.com/dake/books.html;
Foto Finis Jennings Dake, fonte:http://www.dakebible.com/images/dake-finis-dake.jpg